Comunicado CGEB/CIMA, de 8-2-2012 – Avaliação da Aprendizagem em Processo
As Coordenadoras das Coordenadorias de Gestão da
Educação Básica e de Informação, Monitoramento e
Avaliação Educacional, considerando a importância de:
apoiar as ações de planejamento escolar previstas para o
início de 2012; diagnosticar, por meio de instrumento
padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos
que necessitam de atenção imediata; subsidiar a escola e
os docentes com orientações para elaboração de pautas
conjuntas e individuais que resultem em planos de ação
para os processos de recuperação da aprendizagem,
especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e
Matemática; comunicam:
1 – Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e
Matemática para os alunos da rede estadual regular, do 6°
e 7° anos do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do
Ensino Médio.
2- As provas, de caráter diagnóstico, se constituem em
instrumentos investigativos da aprendizagem para
posterior mobilização de procedimentos, atitudes e
conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à
elaboração e execução de planos destinados à
intervenção imediata nas dificuldades dos alunos
objetivando a superação das mesmas.
3- As provas a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa – 6° ano do Ensino Fundamental: 14 questões(múltipla escolha);
b) Língua Portuguesa – 7° ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª série do Ensino Médio: 15 questões (múltipla escolha);
c) Matemática – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio: 10 questões (múltipla escolha e abertas).
4 – Além das provas descritas no item 3, foram elaboradas
propostas para a produção escrita, a serem realizadas
pelos alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e 1ª
e 2ª série do Ensino Médio, de modo que a produção seja
produto final de uma sequência de atividades
desenvolvidas pelo professor em mais de uma aula, para
que o sentido da escrita não fique restrito
à apenas finalidade de avaliar.
5- O material de aplicação (provas) será entregue para as
Diretorias de Ensino organizado por escola, contendo:
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 6° ano;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 7° ano;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 6° ano;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 7° ano;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 2 de Língua Portuguesa para turmas do noturno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 2 de Língua Portuguesa para turmas do noturno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 2 de Matemática para turmas do noturno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 2 de Matemática para turmas do noturno do Ensino Médio, da 2ª série.
a) a prova 1 de Língua Portuguesa, destinada ao 6° ano do
Ensino Fundamental, está contemplada com espaço para
desenvolver a proposta de redação, que nos demais anos
e séries poderá ser realizada em folhas comuns de
caderno.
6 – As provas mencionadas no item 5 do presente
comunicado, foram impressas conforme quantitativo
coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da
Secretaria, baseado nas matrículas na data base
de 17-01-2012 e serão enviadas com uma reserva
de 5% a mais por escola e 5% a mais por
Diretoria de Ensino, para suprir as alterações numéricas
eventualmente ocorridas em data posterior ao
planejamento central das avaliações.
7 – A distribuição das provas impressas, mencionadas no
item 5, para as Diretorias de Ensino, ocorrerá no período
de 15 a 24 de fevereiro, conforme cronograma anexo a
este comunicado, devendo as mesmas se organizarem
para a recepção e controle de recebimento e entrega
destes materiais para as escolas.
a) as provas em braile e ampliadas, elaboradas e
impressas pelo CAPE- Centro de Apoio
Pedagógico Especializado-,
serão entregues nas Diretorias de Ensino juntamente
com as demais.
8 – A aplicação das provas nas escolas se dará no
período compreendido entre 27 de fevereiro e 02 de
março, conforme programado pelas unidades,
considerando:
a) o professor da própria disciplina, como aplicador;
b) dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e
Redação;
c) preferencialmente aulas duplas.
9- Complementando as provas será produzido o material
“Comentários e Recomendações Pedagógicas”, referente
à Avaliação da Aprendizagem em Processo – Inicial de
2012 – com orientações para os professores, necessárias
à aplicação das propostas de redação e das provas de
matemática, e para a correção e interpretação de
resultados, contendo também sugestões de
intervenção pedagógica.
a) o material do item 9 será enviado às Diretorias de
Ensino por meio eletrônico até o dia 17-02-2012, para
encaminhamento às escolas que procederão à sua
impressão conforme as respectivas necessidades.
10- O período de planejamento inicial, conforme Resolução
SE 44, de 07-07-2011, alterada pela Resolução SE 84, de
22-12-2011, que prevê 3 dias destinados a esta atividade
no primeiro semestre, deve ser programado pelas
escolas para a semana posterior à aplicação
das provas, entre os dias 05 e 09 de março,
com a devida homologação das Diretorias de
Ensino.
11- As diferentes atividades a serem desenvolvidas no
contexto desta avaliação e do planejamento escolar, devem
ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes
das Diretorias de Ensino e Escolas, destacando as ações
dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores
das Oficinas Pedagógicas, Diretores, Professores
Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de
acordo com as respectivas atribuições.
ANEXO(referente ao item 7 do Comunicado CGEB/CIMA-Avaliação da Aprendizagem em Processo)
DIRETORIA DE ENSINO DATA PREVISTA DE ENTREGA
DE Itapecerica de Serra 23/02/12
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