quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SESC, Consulado dosEUA e Alumni prorrogam até 31/10 as inscrições para “Estrelas doBasquete”


Jovens selecionadosjunto à rede pública de ensino terão, por um ano, cursos de basquete, inglês eliderança no SESC Consolação

O SESC São Paulo e o Consulado dosEstados Unidos em São Paulo, com apoio da Associação Alumni, CentroBinacional Brasil-Estados Unidos, firmaram uma parceria que irá atender 40estudantes oriundos da rede pública de ensino, oferecendo gratuitamente umcurso-piloto, com duração de um ano, em que estes jovens terão aulas de basquete,inglês e práticas para desenvolvimento de liderança. As inscrições para oprocesso seletivo foram prorrogadas e seguirão abertas até 31 de outubro. Todasas informações estão disponíveis no site www.sescsp.org.br/estrelasdobasquete
O programa “Estrelas doBasquete” é uma iniciativa do Consulado Americano, que visa proporcionar aformação de jovens lideranças comunitárias capazes de atuar na promoção socialde suas localidades, além de influenciar positivamente no desenvolvimento de habilidadesdas quais necessitarão em seu futuro profissional. O programa pretende atrairestes jovens por meio da paixão brasileira pelos esportes e em função da expectativaprovocada com a aproximação da realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas noBrasil.
A parceria é com o SESC São Paulo quetem, entre suas ações, a missão de incentivar a prática esportiva como meio depropiciar melhor qualidade de vida e educação permanente, buscando odesenvolvimento humano de forma completa e também focando a difusão deprincípios como integração, respeito à diversidade e inclusão social, sejaatravés do esporte ou atividades culturais e sociais.
O local de realização das atividadesserá o SESC Consolação, tradicional Unidade da rede SESC que já abrigouimportantes eventos da área esportiva e que teve, entre seus profissionais nopassado, o atleta da seleção brasileira de basquete e bi-campeão mundial, Carmode Souza, já falecido e popularmente conhecido como Rosa Branca.
Para o aprimoramento do idioma, oprograma contará com a experiência da Alumni, que é uma organização sem finslucrativos, fundada em 1961, que se dedica a promover o entendimento entrebrasileiros e norte-americanos por meio da realização de programas educacionaise culturais.
Outros parceiros poderão se integrarnos próximos meses e a intenção é que este seja um programa-piloto que possa,futuramente, ser replicado pelos participantes e pelos parceiros em váriascomunidades.

O início das aulas está previsto parajaneiro de 2012, seguindo até o final do ano, sem parada para férias. Osparticipantes deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas 3 vezes porsemana, nas tardes de segundas, quartas e sextas-feiras. A seleção se dará apartir de uma série de etapas descritas a seguir e as inscrições deverão serfeitas exclusivamente pelo endereço de email: estrelasdobasquete@consolacao.sescsp.org.br

As inscrições estão abertas desde 15de setembro até 31 de outubro de 2011.

IMPORTANTE: Caso o número limite de capacidade paraa seleção seja atingido antes da data final prevista (31/10), o término dasinscrições será antecipado, ficando vinculado a esta nova data.


Os interessados deverão possuir algunspré-requisitos que serão checados pela organização através da documentação aser enviada por email. Caso não fique comprovado que o interessado preenchaestes pré-requisitos, ele não será chamado para as etapas seguintes. A cadanova etapa, o interessado receberá uma comunicação exclusivamente por email,sendo chamado para prosseguir, ou não, no processo de seleção.


Sobre o curso:

“Estrelas do Basquete” éum curso de Inglês, Esporte e Liderança com duração de um ano, que utilizará obasquete para desenvolver em 40 jovens (20 meninos e 20 meninas), entre 15 e 17anos, de comunidades carentes da Grande São Paulo, habilidades de liderança e aampliação de conhecimentos, o que poderá lhes auxiliar a contribuir para o desenvolvimentoe fortalecimento de suas comunidades, assim como ampliar suas chances dealcançar resultados positivos em um mercado de trabalho cada dia mais exigente.
Serãoquatro horas de aulas, três vezes por semana, divididas em metade do tempo parao curso de inglês e/ou liderança e a outra metade para o basquete. O programaserá desenvolvido no SESC Consolação e, durante a permanência no curso, osalunos receberão alimentação supervisionada por nutricionista, assim comouniformes e um auxílio para custear o transporte. A coordenação das aulas deinglês será da Associação Alumni, Centro Binacional Brasil-Estados Unidos, e obasquete será ministrado pelos profissionais do SESC Consolação, com aparticipação do esportista norte-americano Don Hunter, ex-jogador profissionalde basquete e líder de programas sociais de basquete para jovens.
Parasaber mais sobre Don Hunter acesse: http://donaldhunter.blogspot.com/2009/12/estoria-de-don-hunter.html

NOVASDATAS DO PROCESSO SELETIVO– Inscrições até 31/10
Processoseletivo – Cronograma

De15/09 a 31/10/2011 – Período de inscrições abertas pelo email estrelasdobasquete@consolacao.sescsp.org.br (a data limite poderá ser antecipada,se atingir o número máximo de capacidade antes do prazo final)
De01/11 a 05/11/2011 – Checagem dos pré-requisitos pela organização e enviopor email, aos aprovados, da chamada para a próxima etapa: Prova de Inglês, queserá agendada em um dos dias abaixo.
De07/11 a 12/11/2011 – Prova de Inglês, que será realizada nas dependênciasdo SESC Consolação, em dia e horário a serem agendados e informados a cadaparticipante.
Dia16/11/2011 – Chamada, por email, para a próxima etapa: Prova deHabilidades Esportivas.
Dia20/11/2011 – Prova de Habilidades Esportivas realizada nas dependênciasdo SESC Consolação em horário a ser informado posteriormente.
Dia25/11/2011 – Divulgação, por email, dos selecionados para a próximaetapa: Entrevista final.
Dia07/12/2011 – Divulgação, por email, do resultado final e chamada para aAssinatura da Inscrição, que deverá ser efetuada pelos responsáveis juntamentecom a presença dos jovens.
Dia14/12/2011 – Encontro dos 40 jovens selecionados e seus responsáveis, comconvite estendido aos demais familiares, para a solenidade de Assinatura daInscrição e lançamento oficial do programa, nas dependências do SESCConsolação.

Condiçõespara a inscrição

Pré-requisitos:

Serresidente nos municípios da GRANDE SÃO PAULO;
Matriculadoem escola da rede pública;
Nascidosnos anos de 1995, 1996 e 1997;
Possuiralgum conhecimento do idioma inglês;
Terhabilidade para a prática esportiva, em especial o Basquete;
Disponibilidadede dedicação ao projeto no ano de 2012 (de janeiro a dezembro sem férias emjulho) para três vezes por semana – 2ª, 4ª e 6ª, das 14h30 às 18h.

Documentaçãoe passos para a efetivação da inscrição:

1)    Inscrever-se pelo email: estrelasdobasquete@consolacao.sescsp.org.br
2)    Escrever o NOME COMPLETO, IDADE, SEXO,Endereço de email (*)
3)    Endereço completo, Número(s) detelefone para contato
4)    Nome completo da Escola, Série queestá cursando
Digitalizare anexar neste email de inscrição os seguintes documentos ou pessoalmente naunidade SESC Consolação:
5)    Documento de identidade oficial (RG ouRG Escolar);
6)     Histórico escolar comprovando médiageral de 6,5 ou conceitos S ou B e frequência de 80% ou mais nas aulas ;
7)    Comprovante de residência nosmunicípios da GRANDE SÃO PAULO.

(*)O envio do endereço de email correto é primordial, pois através dele se dará acomunicação entre o interessado e a organização. É de responsabilidade dointeressado a constante checagem para verificação de possíveis mensagens comalterações de prazos, horários e locais de provas, assim como informaçõesadicionais ao longo do processo.


Outrascaracterísticas que são desejáveis dos interessados:

Envolvimentosocial em comunidades;
Característicasde liderança;
Demonstraçãode interesse em trabalhar como multiplicadores de conhecimento.



Duraçãodo curso:

De30/1/2012 a 30/11/2012 – segunda, quarta e sexta, das 14h30 às 18h (semférias em julho).
Local:SESC Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque).

Maisinformações: www.sescsp.org.br/estrelasdobasquete
Email: estrelasdobasquete@consolacao.sescsp.org.br
Fone:(11) 3234-3063


Assessoriade imprensa SESC Consolação: Rita Solimeo Marin
Tel: 3234-3043 – email: rita@consolacao.sescsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário