sexta-feira, 30 de março de 2012

Programa de Pré-Iniciação Científica

O Programa de Pré-Iniciação Científica visa à participação dos alunos do Ensino Médio das escolas públicas vinculadas à Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em atividades de pesquisa científica, criando condições para que os alunos participem de projetos de pesquisa nas diversas áreas de ensino (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Códigos, Temas Transversais), acompanhem atividades e convivam com procedimentos e metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo, assim, oportunidades de formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e incentivo ao preparo para a vida profissional.
Maiores informações no site: http://cenp.edunet.sp.gov.br/index.htm
As incrições terminam em 02/04/2012, por essa razão, solicitamos que divulguem esse prazo para os professores das unidades escolares e seus alunos.
PCNPE Fabiola

quinta-feira, 29 de março de 2012

VIDEOCONFERÊNCIA TURMAS DE ACD

Boa Tarde.

Informo-lhes que nesta sexta-feira (30/03), das 14h30 às 16h30 será realizada a VIDEOCONFERÊNCIA para lançamento do Cronograma de Ações Conjuntas SEE/SELJ/SDPcD da OEESP 2012.
Os Diretores de escolas, Coordenadores, Professores de Educação Física (especialmente com Turmas Mirim) e professores com aulas de ACD poderão assistir por STREAMING no site da Rede do Saber www.rededosaber.sp.gov.br com interação pelo e-mail faleconosco@rededosaber.sp.gov.br .

Misael
PCNP - Educação Física
EDUCAÇÃO ESPECIAL



Tema:
Educação para o Trabalho e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
Data:
30 de Março de 2012 (Sexta-Feira)
Horário:
Das 9h às 12h
Órgão:
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Videoconferencistas:
·    Maria Elisabete da Costa – Diretor Técnico II 
·    Newton Oliveira de Rezende – Diretor Técnico I 
·    Raul Cordão – Conselho Nacional de Educação
·    Lucia Helena Lodi – Gestora do Programa Ensino Médio Técnico e Alessandra Aparecida Ribeiro da Costa (Coord. de Projetos – CPS)  
Objetivo:
O objetivo da videoconferência é refletir a questão da educação para o trabalho e empregabilidade dos alunos com deficiência da rede estadual de ensino.
Público-Alvo:
Na sala de videoconferência:

Diretores de Escola, PCOPs e Supervisores de Ensino



Por streaming:

Professores Coordenadores – PCs

Pelo site da rede do saber


Com interação pelo e-mail:

Localidades:
Todas as Diretorias de Ensino
Observações:
Posteriormente a Videoconferência ficará disponível na Videoteca do site da Rede do Saber.


quarta-feira, 28 de março de 2012

convocação

Senhores diretores,
Segue informações sobre a convocação do dia 3 de abril de 2012
O.T. do Programa Ler e Escrever para Professores Coordenadores do Ciclo I
FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA E GEOGRAFIA
local: DERITS
Período: 8h as 17h
Levar atlas geográfico e expectativas de aprendizagem de matemática do ciclo I (Orientações curriculares - "pretinho")
DOE 29/03/0212 seção I p. 68

II ENCONTRO PRESENCIAL NA DIRETORIA DE ENSINO REDEFOR

DIA 31/03/2012


HORÁRIO: 9:OO ÀS 13:00


LOCAL: E. E. ASA BRANCA DA SERRA (CEFAM)

terça-feira, 27 de março de 2012

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

Senhores Diretores, informamos que haverá uma OT de Apresentação de Projetos, para os Professores Coordenadores de Ciclo II e E.M., nesta próxima quinta-feira, dia 29.03.2012, na DERITS, das 08h00 às 12h00, conforme D.O.E de 20.03.2012, Poder Executivo, Seção I, p.63.

Núcleo Pedagógico
NOVAS INFORMAÇÕES!!!
CURSO LIBRAS EAD - Edição 2012 –

INSCRIÇÕES ABERTAS de 21 de março à PRIMEIRO DE ABRIL.

Prezados(as),

A Secretaria de Estado da Educação (SEE/SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), anuncia que estamos no periodo de recebimento das inscrições para o Curso LIBRAS, e repassa o texto com maiores informações.

O CURSO

O Curso LIBRAS 2012 será realizado de abril a novembro de 2012 e é composto de 120 horas divididas em 30 aulas com 4 horas cada.
As aulas serão realizadas presencialmente, às sextas-feiras, por meio de videoconferência, nos ambientes da Rede do Saber/EFAP. Dessas 30 aulas, três serão de avaliação, também presenciais, nos ambientes da Rede do Saber/EFAP.

 VAGAS E TURMAS

Em 2012 serão ofertadas 30 vagas para cada Diretoria de Ensino (DEs) participantes dessa edição, somando um total de 780 vagas.
Serão 12 turmas no período da manha e quatorze turmas no período da tarde, conforme disposto a seguir:
Turma 2012/manhã: DE Andradina. DE Apiaí, DE Barretos, DE Capivari, DE Campinas-Oeste, DE Itapecerica da Serra, DE Itapeva, DE Itararé, DE Itu, DE José Bonifácio, DE Limeira, DE Presidente Prudente.
Turma 2012/tarde: DE Fernandópolis, DE Lins, DE Miracatu, DE Mirante do Paranapanema, DE Penápolis, DE Piraju, DE Registro, DE Ourinhos, DE Santo Anastácio, DE São Carlos, DE Sertãozinho, DE Taquaritinga, DE Tupã, DE Votuporanga.

INSCRIÇÕES

Nessa edição em cada DE terá, ao menos, um Supervisor de Ensino, ou Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico responsável por inscrever os cursistas de cada turma.
Na Diretoria de Itapecerica da Serra, a responsável é PCNPE Dorly, portanto favor enviar a sua inscrição para o e-mail dorlyscoss@gmail.com o mais rápido possível, com os seguintes dados:

Nome; Data de Nascimento; Sexo; CPF; RG, Órgão de expedição e UF; DDD, Telefone Residencial; DDD Telefone Comercial, Ramal; DDD, Telefone Celular; CEP, Endereço, Nº, Complemento, Bairro, UF, Município; e-mail, Nome da Escola, Série/Ano, Turno/Período que ministra as suas aulas (incluindo dias da semana e horários). Informar todos os dados.


ATENÇÃO: As inscrições devem ser realizadas, impreterivelmente, do dia 21 de março, a partir das 14 horas, até o dia 1º de abril.

PÚBLICO-ALVO
As vagas serão destinadas aos professores que lidam direta ou indiretamente com alunos surdos.

Também poderão ser inscritos os demais profissionais do Quadro do Magistério (QM), desde que com autorização do Dirigente diante da comprovação da necessidade da Região.

ATENÇÃO: Só poderão ser inscritos os profissionais do QM que estejam em exercício na SEE, conforme base CGRH de fevereiro de 2012.

Para maiores informações, consultem o site WWW.escoladeformaçao.sp.gov.br/libras


segunda-feira, 26 de março de 2012

Fones de Ouvido - HEADSETS

Caros Diretores e PCs,

Bom dia, sobre Inglês On Line.

Para realizar a troca de headset, é necessário informar nome completo, escola, RA, e telefone de contato. - para o email: evesp@mstech.sp.gov.br aos cuidados de Daniel Sholz.

Lembramos que o prazo para tal solicitação é 28.março - quarta feira - 17h00

Kátia V Gellers
PCNPE LEM - DERITS

26 DE MARÇO - DIA ESTADUAL DA MATEMÁTICA

Lei nº 14.401, de 12 de abril de 2011 - Institui o "Dia Estadual da Matemática".

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º - Fica instituído o "Dia Estadual da Matemática", a ser comemorado, anualmente, em 26 de março.

Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, aos 12 de abril de 2011.
Geraldo Alckmin

Herman Jacobus Cornelis Voorwald - Secretário da Educação
Sidney Estanislau Beraldo – Secretário-Chefe da Casa Civil

Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 12 de abril de 2011.
Publicado em: D.O.E. de 13/04/2011 - Seção I - pág. 01

Também temos:
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA - 06 DE MAIO
A ser comemorado, anualmente, em 06 de maio.


A importância da Matemática em nossas vidas


Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.

Sem matemática… ninguém anda.

Os meios de transportes estão, a cada dia, mais presentes em nossas vidas.
Sua importância em nosso dia-a-dia trouxe a necessidade de novas tecnologias que os tornem mais seguros, eficientes e menos poluentes.
Só com a ajuda da Matemática foi possível construir o primeiro motor, o primeiro trem, o primeiro avião.
Organizar os dados sobre o fluxo de veículos nos milhares de cruzamentos das grandes cidades, determinar o melhor tempo para abrir e fechar cada sinal de trânsito, os minutos entre a chegada e a partida de cada vagão do metrô, são tarefas difíceis demais que não poderiam ser feitas sem a Matemática e os computadores.
Tudo isto ajuda a reduzir bastante o tempo perdido em nossa locomoção.
E vamos em frente que o sinal abriu.

Sem matemática… ficamos no escuro.

Em casa, nas escolas, no trabalho, todos precisamos de energia elétrica.
E para que ela chegue até nós é feito um levantamento de toda a energia ofertada no país, dos custos para transmiti-la e distribuí-la e do nível de necessidade dos consumidores.
É a Matemática que permite realizar todos esses cálculos e selecionar as propostas de produção das várias usinas e deste modo, se obter a maior segurança no abastecimento e os menores preços para os usuários.

Sem matemática… ninguém vive.

Alguém pode até argumentar que a Vida - e posteriormente o Homem - surgiu muito antes de se conceber o que era Matemática.
Entretanto, com o aparecimento da Medicina e Ciências correlatas, como a Farmacologia, a Bioquímica e o Sanitarismo, isso muda de figura.
O estudo do comportamento das endemias e da evolução de inúmeras doenças, como as degenerativas, é dependente da Matemática.
Ela se encontra nos novos medicamentos, nas técnicas de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, e nos equipamentos dos modernos centros cirúrgicos, que permitem que um médico realize uma cirurgia à distância.
A Matemática está presente até no cálculo do grau de seus óculos - se é que você precisa deles.
Na próxima consulta a seu oftalmologista, peça que ele troque o painel de letrinhas por números; tem mais a ver.

Sem matemática… não saímos do lugar.

O Homem teve de levar os seus olhos até as profundezas do espaço para obter estas imagens.
Não teria como fazê-lo sem a Matemática.
Também escondidas na beleza destas fotos há várias outras tecnologias, todas elas dependentes e ligadas à Matemática como, por exemplo, processamento de imagens, comunicação de dados e correção de erros e códigos.
A Matemática contém seus mistérios, mas também ajuda a desvendar outros.

Sem matemática… ninguém come.

Pode parecer estranho temperar comida com números, mas, ao contrário do que se possa pensar, a Matemática está presente no dia-a-dia do Campo.
Ela ajuda a melhorar o aproveitamento da terra e das sementes, otimizar a irrigação, adaptar a topografia dos terrenos e a estudar o clima.
Além disso, a agricultura moderna também depende muito de tecnologia.
Em equipamentos como colheitadeiras, em silos e moinhos, em fertilizantes e remédios, e até no desenvolvimento de novas espécies, adaptadas às diferentes condições climáticas, estão presentes tecnologias que não seriam possíveis sem a Matemática.
Pense nisso na próxima vez que estiver jantando.

Sem matemática… ninguém fala.

O surgimento da internet e dos novos meios de telecomunicações constitui, sem dúvida, a grande revolução tecnológica da virada do milênio e vai mudar a vida de todos nós.
Através dos computadores, todo planeta até agora permanentemente ligado e trocando informações. Por trás dessa revolução, a Matemática teve, e continua tendo, um papel crucial.
Matemáticos foram fundamentais para a invenção e para o desenvolvimento do computador e do telefone celular.
A instalação das redes de comunicação e a administração do enorme fluxo de informações que elas transportam envolvem problemas matemáticos da maior relevância. Por isso, matemáticos estão ajudando a desenvolver o software que faz a internet e a telefonia celular funcionarem.

quinta-feira, 22 de março de 2012

6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Caros Diretores e PCs,
mobilize seus professores e a sua escola a inscrever os projetos de seus alunos nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Textos ou Projeto de Ciências até 02/04/2012.
Para mais informações, acesse: http://www.olimpiada.fiocruz.br/6obsma/index.html

PCNPEs Fabiola (Bio) e Fabiana (Ciências)

Olimpíada Brasileira de Física 2012

Caros Diretores e  PCs,

As inscrições para credenciamento das escolas para Olimpíada Brasileira de Física 2012, estarão abertas até dia 09/05/2012  no site http://www.obf.org.br.

Informações no próprio site.

PCNPE Elen

Convocação

Convocamos os professores coordenadores de Ciclo I para formação do Programa Ler e Escrever, conforme segue:

Dia: 27/03/2012
Horário: 8h-17h
Local: Asa Branca da Serra
DOE 15/03/2012 , seção I p. 46

PCNPE Selma

quarta-feira, 21 de março de 2012

Certificados

Senhores diretores,
Comunicamos que já estão disponíveis os certificados do curso "Didática da Matemática" Mód. III.
Obs: Somente o aluno poderá retirar o mesmo, ou outro com autorização por escrito.
PCNPE Solange

segunda-feira, 19 de março de 2012

curso Didática da Matemática

Inscrições Abertas

Curso "Didática da Matemática - MOD. I"
40 Vagas disponíveis

2º Semestre 2012

Interessados deverão enviar, ATÉ DIA 23/03/2012,
e-mail para Solange - Núcleo Pedagógico - DERITS
solange.pcnpe@gmail.com

4668-9826

Convocação

Convocamos os Professores Coordenadores do Ensino Fundamental de Ciclo I para formação do programa Ler e Escrever, conforme segue:

Dia: 20/03/2012
Horário: 8h-17h
Local: EE Asa Branca da Serra
DOE 15/03/2012, seção I, p.46.

Retificando na outra convocação foi posto a p. 45.

quinta-feira, 15 de março de 2012

ED ESP

ATENCÃO - NOVO CRONOGRAMA!!!

ENCONTROS PCS e EDUCAÇÃO ESPECIAL
CRONOGRAMA DOS GRUPOS
LOCAL: SALA de REUNIÃO DER ITS
HORÁRIO: 08h00 às 12h00
GRUPO 1 – Dia 19/03/2012
GRUPO 2 - Dia 21/03/2012
Asa Branca da Serra
Eurico Silva Bastos
Gertrudes Eder
Isabel, A Redentora
Jardim Montesano
Jardim Sonia Maria
Joaquim Fernando
JornPaulo de Castro
Julia de Castro
Massako Higashioka
Sebastião Cardoso
Sophia M J Amaral
Bairro Boa Vista
Bairro dos Penteados
Chácara Flórida
Francisco de Paula
Jardim Silvânia
João Ortiz
Loris Nassif Mattar
Mário Francisco
Neide Celestina
Olivia de Faria
GRUPO 3 - Dia 23/03/2012
GRUPO 4 - Dia 26/03/2012
Bairro Palmeirinha
Bairro Palmeiras
Bairro Senhorinhas
Bairro Vitalino
Bairro Barnabés
Jorge Nino
N S da Conceição
Oredo Rodrigues
Pedra Branca
Recanto Orquídeas
Alexandre Rodrigues
Dom Pedro
Helio Luiz
Jd Campestre
Joaquim Mendes
Leonice Aquino
Luis Schunck
Maria A Schunck
Paschoal C Magno
Seminário
GRUPO 5 - Dia 28/03/2012
GRUPO 6 - Dia 30/03/2012
Abrahão de Moraes
Antonio Florentino
Asdrubal N Queiroz
Bairro Itaquaciara
Benevides Beraldo
Eduardo Daher
Jardim do Carmo
Jardim Jacira
João Baptista
Leda Felice
Natércia Cremm
Porcino Rodrigues
André F Montoro
Angenor de Oliveira
Antonio Baldusco
Carlos A Pereira
Inst Ma Imaculada
José Silveira
Lucia Akemi
Marianinha Queiroz
Matilde MCremm
Salvador de Leone
LEVAR NO DIA DO ENCONTRO –
Relação e documentação
· do Cadastro do Aluno de TODOS OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: matriculados desde anos anteriores (com ou sem laudo),
· alunos com deficiência, informados no Cadastro de Aluno - matriculados só em 2012 na U.E. (com ou sem laudo),
· casos com dúvidas.

terça-feira, 13 de março de 2012

Plataforma Freire

Srs. Diretores e PCs,

         Favor informar aos professores que o período de pré-inscrição junto a Plataforma Freire aos interessados em cursar 1ª ou 2ª Licenciatura em Cursos presenciais, em diferentes IES públicas ou comunitárias do Estado de São Paulo, com início no 2° semestre de 2012.
         Informamos que o período de pré inscrição para vagas no âmbito do PARFOR ocorrerá de 19/03/2012 à 08/04/2012, por meio de acesso à Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br).
        Cabe destacar que os cursos destinam-se exclusivamente a professores em exercício na rede pública e a vaga pleiteada pelo professor deve corresponder à disciplina ministrada por ele em sala de aula, com  o objetivo de regularizar sua formação nos termos daatual LDBEN.
        Todas as informações  devem ser obtidas exclusivamente junto à Plataforma Freire. (http://freire.mec.gov.br).

Vera Lucia Cabral Costa
Presidente do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente

DERITS

HTPC

Srs. Diretores e PCs,

Solicitamos que as unidades escolares que ainda não enviaram sua planilha com horário de HTPC, lista dos professores com disciplina e horário que cumprem HTPC, o façam com a máxima urgência.

Lembramos que o mesmo deve ser enviado para o email da PCNPE Kátia - katiazinha@gmail.com e que o prazo era 02.março.

Núcleo Pedagógico

segunda-feira, 12 de março de 2012

LER E ESCREVER

URGENTE!

Convocando, nos termos da Resolução SE nº 85/2011, os Professores Coordenadores das Escolas de Ensino Fundamental do Ciclo I para a Formação do Programa Ler e Escrever, conforme segue:
Dia: 13/03/2012
Horário: das 8h às 17h.
Local: EE Asa Branca da Serra 

ILEP - Programa Líderes Internacionais em Educação

Srs. Diretores e PCs,
Comunicamos a abertura das inscrições para o processo seletivo do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP).  Para inscrever-se, o professor deve atender a todos os pré-requisitos estabelecidos.
           As inscrições devem ser encaminhadas, impreterivelmente, até o dia 23/03/2012 a esta Coordenadoria, Rua João Ramalho, 1546 sala 7, Perdizes, São Paulo/SP, CEP 05008-002 aos cuidados de Jucimeire de Souza Bispo.
           Os formulários que deverão ser preenchidos seguem anexados, no email enviado às escolas.
          Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail: jucimeire.bispo@edunet.sp.gov.br, neide.gaspar@edunet.sp.gov.br.


Pré-requisitos:

ü  Ser professor de inglês do ensino médio na rede pública;

ü  Estar atualmente trabalhando em sala de aula;

ü  Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês;

ü  Ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;

ü  Demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participação no programa ILEP;

ü  Demonstrar compromisso com o ensino de inglês;

ü  Ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa (500 pontos ou mais no PBT TOEFL; ou 61 no IBT TOEFL).*

ü  Ser cidadão brasileiro;

ü  Preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e enviá-lo de volta para a Secretaria de Educação do seu estado, juntamente com todos os demais documentos solicitados.


Processo seletivo:

Os candidatos interessados em participar no processo seletivo ao programa deverão enviar sua documentação completa para a Secretaria de Educação do seu estado até o dia 23 de março de 2012.  Não serão aceitos documentos entregues após essa data.

Documentos necessários para efetivar sua inscrição no programa:

ü  Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;

ü  Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);

ü  Carta de recomendação da Secretaria de Educação;

ü  Fotografia colorida recente.

Cronograma do programa:

- Até 22 de março:      Divulgação do programa ILEP nos estados.

 - 23 de março:            Prazo para o recebimento do material completo dos candidatos nas Secretarias Estaduais de Educação.

- 30 de março:            Prazo para que os estados façam a revisão do material enviado pelos candidatos e uma seleção de quais inscrições serão enviadas para a Embaixada. 

- 30 de março:            Prazo para que os estados enviem para a Embaixada dos EUA  o material completo dos candidatos que participarão no processo seletivo nacional.

- 10 de abril:                A Embaixada dos EUA e o CONSED revisam o material dos candidatos e anunciam a lista dos 30 (trinta) professores selecionados para seguir adiante no processo seletivo e fazer o exame TOEFL (taxa a ser coberta pelo governo americano).
- Até o dia 30
  de abril:                     Os 30 professores deverão se inscrever para o TOEFL e fazer a prova (a Embaixada fornecerá os códigos para a inscrição no TOEFL).

- 21 de maio:               Prazo para que os professores enviem o resultado do TOEFL para a Embaixada dos EUA.


- 30 e 31 de maio:       Embaixada dos EUA/CONSED fazem entrevistas orais com os  candidatos com as melhores inscrições (revisão de todo o material enviado) + melhores pontuações no TOEFL.

- Início de junho:          Embaixada dos EUA junta toda a documentação dos melhores candidatos.

- até 15 de junho:        Embaixada dos EUA envia para Washington o material completo dos melhores candidatos do Brasil.

- Agosto:                      O comitê de seleção em Washington revisa o material de todos os candidatos internacionais.

- Setembro:                 IREX, a organização responsável pela implementação do programa, envia para a Embaixada dos EUA a listagem completa dos professores brasileiros selecionados para o programa.

- Outubro:                    Selecionados preenchem documentação complementar e iniciam a preparação para a viagem aos EUA.
 
- Novembro:                Orientação pré-partida em Brasília.

- Dezembro:                Selecionados finalizam os preparativos para a viagem.

- Janeiro de 2013:       Viagem para aos EUA.

- Final de maio
  De 2013:                   Retorno dos professores ao Brasil.

- A partir de
  Agosto de 2013:        Realização de seminários/palestras para o compartilhamento do
                                conhecimento adquirido durante o programa nos EUA.